terça-feira, 29 de junho de 2010

Sobre a seguridade dos servidores públicos.

Os servidores estão se movimentando e se organizando para se defender, proteger e conquistar direitos. É absurdo mas neste país precisamos lutar para garantir direitos.

Sobre o SEGURIDE de ATENDIMENTO à SAÚDE ( “ FUNDO de SAÚDE”.)
Entendemos que quem deveria prover estrutura e política para prestação de um serviço de saúde de qualidade é o Estado, através do SUS, em Petrópolis a Prefeitura. Infelizmente o que estes governos tem feito é deixar o SUS doente ! Não é capaz de dar conta de eu dever de casa, determinada pelo SUS, saúde universal, de qualidade, para todos, mas esta luta deve continuar. !!
A prefeitura que deveria cuidar dos seus servidores já declarou em jornal que lava suas mãos, deixando os servidores no abandono, mas esta luta também deve continuar !!!! Afinal esta prefeitura deve aos seus servidores, funcionários , aposentados e pensionistas uma proteção até como patrão.
Em 2002 o Governo Municipal da época avança mais um passo na política de privatização do atendimento de saúde e para o servidor o governo institui, (enfia goela abaixo) ao criar através de lei, publicado no Diário oficial de dezembro de 2002, um Fundo de Saúde entidade para estatal que deveria ser sem fins lucrativos, para atender com serviços de saúde aos servidores. Este Fundo está mostrando sua incapacidade de cumprir o papel que lhe foi determinado, e as queixas da falta de serviço, dificuldade de acesso a hospitais, exames, consultas....da falta de transparência e de uma gerência democrática.
O Fundo de Saúde além dos problemas todos colocados acima está convocando os associados para comparecer a sua sede para assinar uma mudança de contrato onde diminui o serviço e aumenta o custo, além de indicar a Daymed que já se apresenta com falsas informações, como a indicação de serviços em rede de atendimento cujo a própria rede nega o convênio.

Todos esses fatos só ampliaram nos servidores e aposentados a desconfiança, e a insegurança sobre a seguridade sua e de seus dependentes.
Neste sentido um grupo de servidores vem se movimentando para dar uma alternativa, pois a demanda está colocada, os servidores, funcionários, aposentados pensionistas e dependentes necessitam de serviço de saúde todos os dias e o assunto exige urgência de resposta.
A alternativa que encontramos foi de criar uma Associação, sem fins lucrativos, cujo o objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida aos seus associados encaminhando lutas para viabilizar condições através de programas que ofereçam tal atendimento. Queremos uma Associação democrática, com direitos, deveres, organização,... tudo muito bem definido. Com conselho que inclua todos os interessados.
A comissão eleita na última reunião trabalhou bastante e apresentará aos servidores, funcionários, aposentados, pensionistas às 18 h desta quinta dia 1 de julho na sede do Sindicato dos Metalúrgicos uma proposta de Estatuto. Que deverá ser estudada e na Assembléia que ocorrerá na segunda semana de julho, então criarmos nossa Associação, escolheremos também uma direção, um conselho consultivo e um conselho fiscal.
Uma das primeiras lutas desta Associação será chamar uma cotação com todos os planos de saúde e eles apresentarem propostas para atender aos servidores, em grupo podemos conseguir melhor custo.
Concomitante a este trabalho a comissão está levantando o número de pessoas que estão interessadas nesta alternativa já possuímos mais de 300 pré-adesões sem contar aí os dependentes, o que no mínimo triplica esse número.
Reforçamos o convite a todos que estão inseguros, se sentindo desamparados, venha construir esta Associação para defender nossa vida e dignidade. Juntos lutaremos pelos nossos direitos.
Reunião quinta dia 1 de julho de 2010
Hora às 18 h
Local na sede do Sindicato dos Metalúrgicos Rua Floriano Peixoto.
Pauta:
- Histórico da luta
- Discutir proposta de estatuto
- Preparação da assembléia

Abraços fraternos
P/ Comissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário