sábado, 12 de junho de 2010

Pronunciamento Do Senhor Deputado Chico Alencar, PSOL/RJ



Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e todo(a)s o(a)s que assistem a esta sessão ou nela trabalham:
Há situações locais que merecem destaque nacional, pelo que contém de positivo ou de negativo. O que relato a seguir tem, infelizmente, muitas negatividades. Desde o dia 13 de maio, os profissionais de educação do município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, estão em greve. No dia 21 de maio foi a vez dos profissionais da Saúde decidirem pela paralisação, que se estendeu para outras categorias do serviço público municipal. A luta é por plano de cargos e salários e reajuste de 20%, pois, atualmente, os vencimentos só chegam a um valor pouco acima do salário mínimo graças a abonos, ainda não incorporados aos salários. Situação limite, enfrentada, após muitas tentativas de interlocução com o governo, com o recurso extremo da greve.
Em outros tempos seria surpreendente um prefeito petista, e ainda mais ex-sindicalista, se negar a negociar com grevistas. Essa tem sido a lamentável opção do Prefeito Paulo Mustrangi (PT), que já buscou no Judiciário a ilegalidade do movimento, contestou a representação sindical e, negando sua própria história de vida, foge do bom diálogo democrático.
Sua proposta de elevar em 3% os vencimentos – em 2009 o reajuste foi zero – não condiz com a valorização do serviço público e com a melhoria do atendimento para a população.
Os servidores municipais estão dando, e aí há um elemento positivo, um belo exemplo para os trabalhadores do estado do Rio de Janeiro, e também do Brasil, de como se deve lutar pela melhoria das condições de trabalho: saindo às ruas em grandes marchas, recolhendo abaixo-assinados, e pressionando o Poder Público. Exemplo de cidadania e de ação coletiva e solidária.
Que o prefeito Mustrangi, fiel à sua história pregressa, ouça esse clamor combativo, retome as negociações e apresente uma proposta concreta de atendimento do justo pleito dos servidores municipais da Cidade Imperial, que tanto precisa de um governo republicano.
Agradeço a atenção,
Sala das Sessões, 09 de junho de 2010. Chico AlencarDeputado Federal, PSOL/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário