quarta-feira, 7 de abril de 2010

Carta ao Jornal Diário de Petrópolis

Com relação à notícia do dia 6 de abril sobre posse da direção do SISEP gostaria de reivindicar direito a verdade dos fatos.

Sobre a notícia cabe esclarecer que não é verdadeira a informação abaixo:.
"O grupo de oposição, por não entregar os documentos necessários dentro do prazo, não teve sua candidatura homologada, deixando apenas uma chapa na disputa pela diretoria do sindicato." Diário de Petrópolis de 6 de abril de 2010
Não é verdadeira esta noticia,
Primeiro houve vários grupos de oposição e nenhum se quer chegou a inscrever chapa, pois não foi divulgada a data para a inscrição de Chapas. Então não é questão de homologação. O motivo não foi falta de documento. FOI MANOBRA para só ter inscrita a chapa da atual diretoria, e um profundo desrespeito a democracia, a intenção era de que a categoria não soubesse, não participasse. Que os diversos grupos que montavam oposição não tivessem a chance de estar no pleito. Não queriam concorrentes. Temiam que outro grupo assumisse o Sindicato.O nosso por exemplo já havia informado que faríamos uma auditoria nas contas e patrimônio do SISEP se ganhássemos a eleição é claro.
Não divulgaram a data para inscrição de chapa e do processo eleitoral, (aliás fizeram sim num edital pequenininho publicado no jornal de Cascatinha e no Diário Oficial do ESTADO - sacou ! nem no Diário Oficial do Município, já que somos servidores municipais) . É brincadeira. Realmente com todo respeito ao Jornal de Cascatinha, mas ele mesmo se declara de circulação regional, e quem lê o diário oficial do ESTADO no dia 26 de dezembro, isso mesmo ! quando e como foi feita a grande comunicação da direção para os sindicalizados, para chamar eleições. Um assunto do porte da escolha de uma nova direção para o sindicato, coisa séria, o SISEP deve servir aos SERVIDORES, é seu instrumento de luta, de defesa , de proteção , de cuidado, ...
A direção do SISEP poderia ter feito uma matéria, como a publicada no Jornal Diário de Petrópolis em 6/4/2010 falando de sua vitória e sua posse , se assim o tivesse feito falando das eleições, com certeza TODAS as OPOSIÇÔES estariam sabendo e teriam tido a oportunidade de se postar como direção, e com certeza teríamos inscrito nossa chapa, não tenha dúvida.
A atual e antiga direção do sindicato (há 15 anos no poder e que agora convoca sua própria posse para mais 8 anos) não divulgou o prazo para inscrição de chapa, nem no site do sindicato, nem no mural da entidade, nem no seu jornal, nem num cartaz, nem num planfleto e muito menos por carta aos sindicalizados (como o fez por ocasião da eleição, usando inclusive de ameaça caso não fosse votar )
No caso da oposição da qual fiz parte, chegamos a estar fisicamente no sindicato e perguntando oralmente e por escrito, se negaram a responder e absurdamente se negaram a receber nosso pedido de informação do dia da assembléia (que por estatuto regulariza a eleição), tanto é que tivemos que fazer o pedido através de oficial de justiça, e quando o sindicato se viu obrigado a responder por ordem judicial, nos informou aí por escrito, que tudo já havia ocorrido, decidido na véspera do reveillon, e que já havia passado o prazo para inscrição de chapa.
Foram geniais na arte da manobra, digamos maquiavélicos, agiram e ganharão esta fase da luta provavelmente assessorados, apoiados por outros iguais que no mínimo consideram que a democracia e o direito de informação devem estar a seu serviço e do seu interesse, em detrimento do direito cidadão e do compromisso com interesse coletivo que todo representante deveria ter com seu representado.
Quando penso os métodos que foram usados para obtenção desta "vitória", fico mais indignada e particularmente triste, precisando refletir sobre tudo isso, no momento em respeito com a verdade solicito deste jornal a devida correção. Autorizo a publicação desta carta e me coloco a disposição para esclarecer inclusive com prova documentamental.

Atenciosamente
Ester Mendonça
Membro do Coletivo de Oposição Sindical durante o processo eleitoral do Sindicato
9211 0661
e-mail: estermtc@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário