terça-feira, 19 de abril de 2011

Niterói confirmou: há risco sim. Petrópolis vai manter o erro?

Quem se responsabiliza pelas perdas das tragédias que poderiam ter sido evitadas??????????

Desde as primeiras movimentações dentro do rio que cruza a Rua Paulino Afonso que o PSOL foi para a rua questionar a instalação de um a estação de tratamento de esgoto no meio de um rio, na frente de 2 hospitais e com pareceres técnicos da impropriedade deste tipo de tratamento do esgoto.

A única resposta em defesa da segurança do povo e do interesse da cidade dada pela empresa Águas do Imperador foi a colocação de uma enorme placa azul onde informa a sociedade que não haverá odor, que ninguém precisa se preocupar, e toca a obra... Repetimos: estão construindo outra TRAGÉDIA no FUTURO, chama-se tragédia anunciada. O PSOL está chamando a sociedade para discutir e vai continuar colocando a boca no trombone com o PSOL na RUA cobrando responsabilidades.

A tragédia de Niterói provou: É COM RISCO, SIM!!! O rompimento da parede de uma estação de tratamento de esgoto alagou ruas, casas, a força da correnteza do esgoto arrastou os pedestres, carros, deixou sete pessoas feridas... . É COM RISCO, SIM!!!! Lá em Niterói a concessão para lucrar com a água foi dada a uma companhia chamada Águas de Niterói e aqui, em Petrópolis, é a Águas do Imperador.

Agora a concessionária Águas de Niterói lamenta o fato ocorrido. E que fato! Imagine a cena burlesca: um rio volumoso de “merda” se espalhando. Dimensione essa questão em termos de saúde pública, prejuízo do comércio, das pessoas ...

Perguntas à Prefeitura de Petrópolis que está permitindo a construção de uma estação de tratamento de esgoto, dentro do rio, na frente de 2 hospitais e no diâmetro do conjunto arquitetônico da maior fonte de riqueza da Cidade: isso é ou não é tragédia na anunciada? A quem esta obra está atendendo? Quem esta se beneficiando? Na real o que leva a aprovar tal absurdo com a utilização do espaço público????

A Águas do Imperador, contratualmente, tem que tratar o esgoto da Cidade (aliás gostaria de saber como está o cumprimento das metas). Tem alguém vendo isso? Prefeitura, Câmara está controlando? Povo, vamos protestar... Coloque na net sua posição, apareça para discutirmos e organizarmos novas formas de luta.

Nós, do PSOL - Núcleo Petrópolis, semanalmente nos reunimos às segundas e nesses encontros discutimos: formação partidária, discutimos assuntos da atualidade, indicamos que injustiças iremos combater, que lutas temos pernas para travar, e nos dividimos para as tarefas.

O PSOL está em campanha de filiação, queremos pessoas do bem, que queiram ajudar a construir um mundo novo, livre e justo. Que queiram vir para as lutas, entre elas a de ser um representante do povo nos poderes.

Para que esta adesão seja consciente, estamos oferecendo a oportunidade de participar do Seminário de Formação PSOL. Preciso que confirme sua inscrição, será muito importante sua participação. Reserve o dia 30 de abril, das 9:30h às 17h.

Passaremos o dia discutindo, pensando, formando conceitos, tentando responder as seguintes questões: O que é o Socialismo ? Qual a história e o papel Histórico do PSOL? Que programa tem o PSOL? O que diz seu Estatuto? Qual o meu papel cidadão na construção de um novo mundo?

Para este seminário contaremos com a participação da Coordenação de Formação do Gabinete do Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ).
Para participar deverá ser soliciatda inscrição. EVENTO GRATUITO! VAGAS LIMITADAS!

Só para reforçar o convite para nossa NUCLEO PSOL Petrópolis

Próxima dia 25 de ABRIL DE 2011 segunda às 19:30 h

Local Rua Prudente Aguiar, 38 / sala 207 / Edifício Vitrine – Centro - Petrópolis

Pauta: - Estatuto / -Conjuntura / - Eleições 2012 /- Organizativo seminário /- Cinec lub / PSOL na RUA

Aguardo para um BOM DEBATE.

Abraços fraternos

Ester Mendonça

Presidente PSOL Petrópolis

24-9211 0661

E-mail: nucleopsolpetropolis@gmail.com

Twitter:@psolpetropolis

Um comentário:

  1. Neste domingo (16/04/11) houve na cidade de Niterói/RJ uma “tsunami de esgoto” que varreu as ruas do centro da cidade. A estação de tratamento de esgoto foi construída há 7 anos e se rompeu de forma inesperada, sem explicações precisas, ainda.
    Aqui, em Petrópolis, a empresa Águas do Imperador (uma empresa privada) está construindo uma estação de tratamento de esgoto em frente à dois hospitais (Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp e Hospital Santa Teresa) e “dentro” do Rio Piabanha.
    O que se pensa é que se em Niterói uma estação de tratamento de esgoto construída em terreno firme, longe de inundações sofreu uma ruptura inesperada varrendo o centro da cidade com 6 milhões de litros de esgoto, aqui uma estação de tratamento construída em condições tão adversas pode resultar em catástrofes que não precisamos padecer. Não precisamos de uma estação de tratamento de esgoto que seja construída em frente ao local onde estão pessoas frágeis, precisando de todo o resguardo de possíveis problemas. Por isso, o PSOL – Núcleo Petrópolis pede que os petropolitanos se juntem à luta pelo cancelamento da construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Piabanha, que está sendo construída em frente ao Hospital Santa Teresa.
    Ainda que a empresa Águas do Imperador diga que demonstrou, em reunião ao CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), todas as licenças referentes ao funcionamento da estação, continuamos a crer que danos futuros poderiam ser evitados através da melhor avaliação da condições do presente. Pois, da mesma forma como em Niterói se afirmava que não havia problemas há sete anos atrás, estão falando que não há problemas agora, mas talvez os problemas surjam por conta da proximidade com o Rio Piabanha (até por Petrópolis ser um cidade com índice pluviométrico muito alto) e, então, já será tarde e os danos poderão ser maiores do que os de Niterói.
    Essas impressões, além de serem de amplo conhecimento da população, foram referendadas pelo engenheiro sanitarista Mauro Bandara, em estudo encomendado pela AMA – Cidade Imperial de Petrópolis . Ele afirma que desconhece outro lugar no mundo em que uma estação de tratamento de esgoto foi construída em locais semelhantes.
    Podemos tentar entender por qual motivo o Hospital Santa Teresa não se contrapõe quanto a isso, porém a resposta vem quando sabemos que o arquiteto do Hospital Santa Teresa (Marcos Teixeira) também é responsável pelo projeto da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Piabanha, pois é claro que uma pessoa não iria contra um projeto feito por ela mesma, possibilitando-nos levantar suspeitas quanto à escolha do local a ser construída tal estação.
    O PSOL – Núcleo Petrópolis considera que saneamento básico e tratamento de esgoto são duas medidas fundamentais para a saúde e dignidade da população, porém vê com grandes suspeitas a criação de um possível problema para a resolução de outro. É uma equação que não fecha. Será que não há outro lugar possível para a instalação de uma estação de tratamento em Petrópolis?

    ResponderExcluir