quinta-feira, 14 de abril de 2011

PSOL apresenta balanço de 2010

Mais um ano se passou e nem se quer ouvi falar teu nome: - CIDADÃO.

Assistimos o poder reproduzir maus políticos e práticas políticas nocivas à cidadania e ao patrimônio público em todo o território nacional. É um jogo de interesse para que o capitalismo resista e continue a manter essa sociedade injusta, individualista, corrupta, insegura, consumista e desumana em que vivemos.

Nós do PSOL estamos na luta por uma sociedade sustentável que seja justa, fraterna, livre e sem corrupção e entendemos que só conseguiremos esta vitória através da comunicação, organização, mobilização, luta, e de uma permanente reflexão , controle social e exercício de cidadania.

Gostaríamos de ter tido a oportunidade de manter um diálogo permanente com a sociedade , tivemos poucos recursos e infelizmente parte da mídia procede de forma parcial, excludente e até oportunista com o PSOL. São mínimos os espaços para que possamos explanar nossas idéias ( sonho com um jornal de esquerda em Petrópolis).

Mas nem por isso deixaremos de apresentam um sucinto balanço e fazer algumas reflexões:

Em 2010 o governo Mustrangi continua sem auditar a famigerada dívida deixada pelo governo passado. A Câmara de Vereadores aprovou as contas de Rubens Bomtempo mesmo com as ressalvas do Tribunal de Contas do Estado.

O governo do PT de um ex-sindicalista, jogou duro com os servidores em luta por justíssimas reivindicações. Se utilizou de todas as táticas para derrotar a luta dos servidores. Sua tentativa foi aniquilar o movimento , sendo ajudado pela omissão e ação do SISEP((Sindicato dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores nas Entidades Paraestatais). Ludibriou os servidores e deu menos na reposição do que retirou ao cortar o complemento. Covardia. O plano de cargos é um engodo ou missão quase impossível de forma justa democrática respeitando o interesse e a participação dos servidores. A seguridade de saúde do servidor não foi preocupação do Governo apesar da crise que envolve o Fundo de Saúde. Parece que o orçamento aprovado para 2011 não vislumbra a valorização do servidor. E ainda dá ao Prefeito uma autonomia de mexer com 30 % do orçamento a seu bel prazer.

O ano de 2010 foi muito importante para os servidores públicos que numa bela batalha enfrentaram o Governo indo à luta. Infelizmente a precária organização e a falta de entidade realmente representativa de alguns setores não nos levaram à todas as vitórias, mas nada que não se reverta, pois a luta dos servidores fecundou a semente da dignidade e do poder coletivo. Cada grande árvore tem seu tempo de germinação. Acredito que somente a comunicação, a organização, a mobilização e luta levem à vitórias.

A saúde e o transporte, continuam um caos. Educação tem muito a explicar: onde estão suas verbas ? Queremos entender: a quem o Governo está representando ? Está a serviço de quem ? Ao POVO que usa transporte coletivo foi oferecido AUMENTO da PASSAGEM e PÉSSIMO SERVIÇO e aos EMPRESÁRIOS foram dadas 6 milhões das verbas públicas, aumento na passagem e ainda aponta uma redução nos impostos. E cadê a cobrança da qualidade do serviço de transporte ? Acabar com o monopólio é uma idéia. Parece que nos contratos de concessão do serviço só quem tem que esperar e perder é o povo. Se temos que pagar com verba pública, então que se MONICIPALIZE os TRANSPORTES. Ou se licite, desde que o contrato defenda o interesse do público usuário e exija serviço de qualidade.

Os serviços públicos, em especial os de saúde, não respondem em quantidade e qualidade à demanda. Assistimos o avanço acelerado da implantação de políticas de privatização da saúde. Precisamos entender os contratos, as verbas, e sua forma de distribuição. Precisamos INTENSIFICAR A LUTA A FAVOR DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA, GRATUITA, DEMOCRÁTICA, DE QUALIDADE E UNIVERSAL.

O prefeito que até pouco tempo atrás tremulava bandeira de direitos e democracia tem que falar a verdade e dizer por que não tem verba para os servidores e para prestação de serviços básicos, mas tem para outros interesses. É necessário explicar para onde está indo dinheiro do Fundo da Educação, porque preferiu gastar de mais de um milhão com publicidade só de janeiro a julho de 2010 (esse gasto é de interesse público e coletivo ?) Por que não usar esta verba para suprir necessidades como remédio para paciente, material e condições de trabalho para o servidor,.... Tem de assumir sua incompetência até para angariar verbas para projetos (são várias as denúncias de verbas perdidas por falta de ação e decisão). O governo Mustrangi e a maioria dos vereadores estão envolvidos em denúncia de tráfico de influência para acesso às vagas para escolas públicas. Um dossiê que foi entregue ao Ministério Público, que aguardamos desdobramentos.

A Duplicação da BR-040 trecho Caxias – Petrópolis está mais do que na hora de ser feita, inclusive é obrigação contratual da CONCER . Estamos para ter uma mudança no acesso da cidade, que precisa ser profundamente discutida por toda a sociedade, pois envolve diretamente interesses dos petropolitanos e de Petrópolis. A quem esse projeto atende ? Qual é o melhor projeto aos interesses públicos e coletivos dos petropolitanos ? Qual o custo e quem arcará ? Quais as reais perdas ambientais e sociais ? Não podemos ver esse projeto apenas pelo lado de seus propositores.

Precisamos passar tudo a limpo, ver todas as irregularidades e omissões deste ou de qualquer governo, da câmara de vereadores, e de todas as entidades e empresas que deveriam estar a serviço da sociedade. DEFENDEMOS o PÚBLICO para o INTERESSE PÚBLICO. Precisamos juntar as forças dos setores de livre organização aos órgãos públicos de defesa de cidadania (Ministério Público, por exemplo) e manter vigilância, cobrar, controlar sempre no firme propósito de servir a sociedade e não ao jogo de interesses politiqueiros e demagógicos.

O PSOL exige auditoria, transparência, políticas públicas de qualidade e resolutivas, repudia tráfico de influência, a corrupção, o mau uso das verbas públicas e denuncia a prática ditatorial deste governo de tentar desqualificar, isolar e eliminar os que o criticam. O PSOL não tem problemas em pedir cassação de qualquer político que não corresponda a seu papel público ou que não preste contas, o que o PSOL não quer é ser usado ou deixar a sociedade ser usada para fins eleitorais, demagógicos e politiqueiros de brigas domésticas entre os que reproduzem o modelo atual de política. NÃO ao AMENTO da PASSAGEM. VERBA PÚBLICA para SAÚDE, EDUCAÇÃO... PÚBLICA. PELA MORALIDADE PÚBLICA.

O PSOL Petrópolis tem a honra de fechar o seu balanço dizendo que também em 2010 esteve do lado certo, presente na maioria das lutas, apesar de todo o isolamento imposto pelos canais de comunicação e de sermos um partido muito pequeno. Mantivemos um espaço de permanente reflexão e debate político em nossas reuniões de núcleo que acontece às segundas-feiras. Fomos para a rua exigir transporte, educação e saúde de qualidade. Iniciamos as atividades de um Cine Club de Esquerda, criamos espaços na net, participamos das eleições com entendimento de ser uma das lutas partidárias. Aproveitamos para agradecer os 1786 votos: não foram suficientes para me eleger, mas foram necessários para ampliar a bancada do PSOL o que é um ganho para a luta. Hoje podemos contar com 2 deputados do PSOL tanto na Assembléia Legislativa do Rio ( Marcelo Freixo e Janira) quanto na Câmara Federal (Chico Alencar e Jean Willians). Estarão a serviço das lutas dos trabalhadores, dos excluídos, da justiça, igualdade e liberdade. Serão olhos e a voz do povo com certeza.

Gastamos em 3 meses com a campanha para deputada estadual o real arrecadado no total de R$ 2.117,60 (dois mil cento e dezessete reais e sessenta centavos).Não ficamos devendo nada a ninguém: nem favores, nem dinheiro. Gastamos o que foi possível, não nos endividamos, nossa campanha foi franciscana e nossos militantes trabalharam por ideal não ganharam nenhum real. Aliás, agradecimento especial aos que colocaram a campanha na rua.

Aproveitamos o fim do ano para desejar um Natal fraterno e um Ano Novo com muita sabedoria, força e disposição para que possamos ter um 2011 com avanços nas justiças sociais e na paz .

Reforçamos o convite: conheça, participe e FILIE-SE ao PSOL.

REUNIÃO de NÚCLEO que acontece TODA SEGUNDA (às 19:30) no Edifício Vitrine sala 207. Aberto a simpatizantes e filiados.

Aguardamos sua presença e contribuição para discussão.

Abraços fraternos

Ester Mendonça

Presidente PSOL Petrópolis

Te: 9211 0661

nucleopsolpetropolis@gmail.com

Um comentário:

  1. Na verdade este balanço foi feito em dezembro de 2010 mas somente em abril é que foi postado no blog. Informo que toda a segunda no Nucleo conversamos sobre a conjuntura e vamos atualizando as informações. apareça
    Travessa Vereador prudente Aguiar 38 sala 207

    ResponderExcluir