sábado, 12 de fevereiro de 2011

O PSOL Petrópolis continua na RUA.

Desta vez foi na esquina da Paulo Barbosa com Imperador. Com um painel num cavalete, lançou duas perguntas:- Até quando perderemos vidas por omissão e descaso dos poderes ? - Quem controla todas as verbas e donativos destinadas aos desabrigados ? ,
Entre 18 e 19 h mais de 300 pessoas deram atenção ao assunto. Pediam cópia da nota que o PSOL Petrópolis lançou no sentido de contribuir com a análise de uma situação que com maior ou menor proporção se repete a cada verão. Discutir a situação é um ato de cidadania e suscitar essa discussão é um ato de solidariedade política e um papel partidário, diz Ester Mendonça a presidente do PSOL Petrópolis.
Por diversas vezes formou-se grupos para discutir como está sendo tratado o problema dos desabrigados de 2011. Foram muitos os depoimentos. Há sim uma estrutura montada para o atendimento, mas funciona com falhas na logística, as pessoas sentem-se muito perdidas, desinformadas, os assuntos são tratados de forma burocrática, reclamaram também da demora na distribuição de donativos básicos e da qualidade e condições de uso de alguns produtos de roupa, cama e banho“ doam muito molambo”. Foram contadas histórias de colchões novos que sumiram do estoque da noite para o dia, de carretas de geladeiras, fogões, roupas íntimas, tênis que até agora não chegaram ao destino, queixas das mudanças nas normas para atender os atingidos, os inúmeros cadastramentos. Reclama-se também do tratamento diferenciado aos desabrigados. Alguns declaram que voltaram para casa mesmo sem a liberação da defesa civil, e todos sabem que muito dinheiro foi doado, mas NINGUÉM sabe como está sendo usado.
Percebemos que o maior medo dos que perderam familiares, casas, móveis, documento... tudo é de ficar no esquecimento, como tantos outros desabrigados estão até hoje. Nós do PSOL entendemos que esta preocupação é real, mas para combater este risco a vitima deve passar a ser o ATOR desta reconstrução, deve estar organizada. Sugerimos criação de uma Associação independente dos Vitimados das Tragédias do Verão, fala Ester Mendonça, essa associação deve manter constante debate entre seus membros, manter uma presença organizada nos processos de planejamento e execução dos projetos habitacionais, exigir transparência das ações e verbas, fiscalizar tudo, manter a mobilização só assim evita o esquecimento e garante que a ajuda vá realmente para quem precisa, fala a presidente do PSOL.
O PSOL na rua é uma atividade quase que semanal do partido em Petrópolis e tem sido muito bem aceito, as pessoas gostam de ver que o partido está na rua, na luta em todo o momento e não só na eleição. A presidente do Partido informa ainda que o PSOL está em campanha de filiação, aceitaremos todos que são do bem, lutam por moralidade pública, desejam e querem luta por um mundo livre e justo, que concordem com o estatuto e assinem o programa do partido. Ester aproveita e convida para reunião TODA segunda às 19:30 h na sala 207 do edifício Vitrine para discutir a Cidade, o Estado, o País e o Mundo, as reuniões de segunda são abertas aos que desejam conhecer o partido.
Petrópolis 11 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário