A máscara das UPAs começou a cair. Anunciadas pelo governo estadual como a salvação para a saúde pública no Rio, as Unidades de Pronto Atendimento começam a mostrar suas deficiências. E a imprensa, depois de ter enaltecido o projeto desde o início, começa a perceber a realidade: o serviço não resolveu a situação de falta de atendimento primário para a população; cada vez menos pacientes são atendidos pelas UPAs; a espera por atendimento, em algumas unidades pode chegar a cinco horas; faltam médicos e profissionais de saúde.
O quadro de caos não é só no Grande Rio. No interior o problema também vem ocorrendo, conforme notícias publicadas pela imprensa recentemente. A deputada Janira Rocha já vinha denunciando esta situação. “As UPAs são um dos maiores factóides políticos dos últimos tempos. Uma máquina de ganhar votos”, denunciou Janira no Jornal do Brasil, lembrando o uso eleitoreiro do projeto eplo governador Sérgio Cabral durante sua campanha para reeleição.
Veja matérias na imprensa sobre o caos nas UPAs.
http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_277573.asp?
http://www.janirarocha.com.br/arquivos/UPA.pdf
*Texto da Dep Estadual Janira Rocha (PSol)
Eu quero é solução vocês falam,falam,falam mais quando podem fazer alguma coisa,nada fazem ´para ajudar o povo !!! só aparecem na época de eleição atrás de voto...
ResponderExcluir